Você é uma empresa e está pensando em utilizar a API do WhatsApp Business, mas ainda não sabe exatamente como funciona? Nesse texto, vou te pouco mais. Hoje eu vou falar o que são os parceiros da API, como configurar a sua conta e como funciona a troca de mensagens.
A API de negócios do WhatsApp Business foi projetada em 2018 com o objetivo de trazer o atendimento multi-usuário do WhatsApp de maneira oficializada. É importante salientar que até pouco tempo esse modelo de integração poderia ser feito somente por BSPs, que são as provedores oficiais do WhatsApp Business, e por parceiras oficiais dessas provedores. Então, caso você tivesse interesse em utilizar esse modelo de integração, era necessário estar enviando seus documentos para que uma das BSPs aprovasse à solicitação ou utilizar uma plataforma que já era parceira dessas BSPs. Normalmente, esse modelo de integração era focado em empresas maiores para estarem fazendo atendimento multi-usuário, porém hoje está se tornando cada vez mais acessível para empresas médias e pequenas. Para começar, o modelo de aplicativo comum do WhatsApp Business, que você já deve conhecer, é voltado para que você possa fazer o atendimento de clientes com apenas usuário e telefone, ou seja, o atendimento individual.
Já na API, ela não possui uma interface como no aplicativo comum. Ao invés disso, ela permite que você conecte uma ferramenta da sua escolha, tornando possível responder as mensagens com vários usuários em diferentes dispositivos. Para configurar a sua conta do aplicativo é simples: telefone, chips, são tudo que você precisa para começar. Depois de baixar o aplicativo do WhatsApp Business ou o pessoal, você pode começar a enviar mensagens. Já a conta via API do WhatsApp Business, a configuração requer uma aprovação do WhatsApp. Assim, você precisará enviar informações sobre a sua empresa para que o WhatsApp analise e aprobe. Depois de aprovado, você poderá configurar o seu perfil do WhatsApp Business. O perfil é semelhante a uma conta O que é o normal do WhatsApp Business que você já conhece de aplicativo de celular, com informações comerciais como o site, o endereço e o horário comercial. Os recursos também são parecidos, como o status para saber se a mensagem foi enviada, se ela foi recebida, se ela foi lida, anexo de arquivos, imagens, envio e recebimento de áudios e até compartilhamento de localização e recebimento de contatos.
Agora sobre as mensagens. O tipo de conta que você escolhe afeta as mensagens que você pode enviar. No aplicativo comum, você pode enviar número ilimitado de mensagens. Já no modo via API, normalmente, você vai ter restrições sobre o tipo de mensagem que você pode enviar e a quantidade, podendo ser cobrado uma variável mensalmente. E o que são esses modelos de mensagens. Eles são templates pré-determinados que podem ser utilizados para que você contarte o seu cliente de maneira ativa pela primeira vez ou para que você faça uma reabordagem após 24 horas sem interação entre ambos lados. Agora que você já sabe como a API do WhatsApp funciona, fica à vontade para estar agendando uma conversa com dos nossos executivos para conhecer a nossa plataforma de API.
Trabalhomos com API não oficial que dá mais liberdade para nossos clientes em termos de envio de mensagens sem a necessidade de aprovação do whatsapp. Acesse o nosso site MEALERTA e coneça nossa API.